quarta-feira, 28 de março de 2012

Por que falar em Transparência, Controle Social e Combate à Corrupção.


Carlos Adeir

Porque este é um tema recorrente em toda a sociedade brasileira, incluindo-se nosso município – Eldorado do Sul e tem na CGU – Controladoria Geral da União – seu maior bastião da moralidade.
Assim sendo, é mais uma oportunidade para que toda a sociedade eldoradense – governos, cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil, para pensar e estabelecer, em conjunto, diretrizes para a efetiva promoção destes temas e assim, trazer contribuições relevantes para o incremento da transparência, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da gestão pública em nosso município.
A transparência e o acesso à informação são essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.
A transparência e o acesso à informação incentivam os gestores públicos a agirem com mais responsabilidade e eficiência.
Um governo transparente deve facilitar aos cidadãos o acesso às informações de interesse público, divulgando de forma proativa e espontânea essas informações, sempre que possível, numa linguagem, clara e de fácil entendimento.
Mas para que se efetive uma política de transparência, é preciso fomentar a mobilização social, formando e buscando cidadãos interessados em fiscalizar o governo e influenciar a gestão participativa, para construir, juntos, políticas e ferramentas que transforme as informações governamentais em algo realmente útil para o cidadão e sua comunidade.
O Controle Social é a participação do cidadão na gestão pública, no planejamento, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública.
É um importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania.
Já existem exemplos de mecanismos de participação e de controle social, como ouvidorias, conferências, mesas de diálogos, fóruns, audiências públicas e consultas publicas, o orçamento participativo, os conselhos de políticas públicas, associações, sindicatos, ONGs, Lei de iniciativa popular, mídia e jornalismo, dentre outros.
Estes mecanismos de participação e controle social são importantes instrumentos da sociedade na fiscalização, controle e avaliação da gestão pública, pois é com a vigilância e o monitoramento das ações do município que os cidadãos podem orientar e redirecionar as atividades do poder público.
Como mobilizar e engajar a sociedade e o setor privado para exercerem o controle social, monitorando e controlando a gestão publica e também denunciando irregularidades de que tem conhecimento?
Acredito que a nossa sociedade deva passar por uma TRANSFORMAÇÃO rumo a uma cidadania ativa, que pressuponha um COMPROMETIMENTO dos indivíduos com o seu direito e também com o seu dever de participar e reinvidicar o cumprimento e respeito aos seus direitos e aos de sua comunidade.
Concluo, parabenizando aos companheiros e companheiras que entenderam o propósito da 1ª CONSOCIAL de Eldorado do Sul e estão empenhados em ajudar a transformar os cidadãos e as cidadãs eldoradenses rumo à consolidação de uma nova realidade, social, de desenvolvimento e efetivamente mais participativa. E incitando-os a participarem do Fórum Permanente de Debates com a Comunidade que acontecera em seu bairro. Acompanhe o calendário de encontros. DIVULGUE!!! PARTICIPE!!!
                                                         Carlos Borges
                                                                                      Integrante da Coordenação do Fórum Permanente
                                                                                      de Debates com a Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário